domingo, 18 de janeiro de 2009

Alimentos bons para a saúde


De líquidos a sólidos, de cereais a vegetais, eis cinco alimentos que permitem prevenir muitas doenças e combater as mais diversas complicações em termos de saúde.

Analise-os um a um e tente inseri-los na sua dieta diária, potenciando mais aqueles cujas propriedades melhor se adequam às suas necessidades físicas.




Alho
Além da sua utilização privilegiada como tempero, o alho é utilizado desde a antiguidade para fins medicinais, integrando já no Antigo Egipto a composição de vários medicamentos. Esta planta tem importantes propriedades antimicrobianas, além de reduzir a pressão arterial e proteger o coração ao diminuir a taxa de colesterol mau e aumentar os níveis do colesterol bom. Tem um elevado valor nutricional (com vitaminas A, B2, B6 e C) e é importante na prevenção da aterosclerose, podendo ajudar na prevenção de tumores malignos.

Chá

Uma bebida estimulante preparada através da infusão de folhas, flores ou raízes em água quente. Quando bebido puro, o chá tem quase zero calorias. Os seus principais efeitos são o combate ao envelhecimento das células, o fortalecimento dos ossos, o controlo da pressão arterial e a redução do risco de cancro (principalmente do esófago e do estômago), doenças do coração, gastrite e derrame cerebral. Há uma enorme variedade de chás, sendo o chá verde um dos mais recomendados na prevenção de tumores malignos, redução de doenças do coração, prevenção de pedras nos rins e tratamento da obesidade.







Maçã

É sabido que o consumo regular de frutas variadas ajuda na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar doenças oculares, como as cataratas. A maçã é um dos melhores exemplos disso: é uma boa fonte de pectina, uma fibra que reduz o colesterol e os níveis de glucose, e de vitamina C, um antioxidante fundamental que ajuda o organismo a absorver o ferro e o folato. Tem efeitos benéficos no coração, tanto pelo elevado teor de potássio como pela já referida pectina, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo a arteriosclerose. Pode ainda ser usado como laxante. É provavelmente o fruto mais consumido em todo o mundo, uma vez que é produzido em praticamente todos os climas e estações, e possui cerca de 7.500 variedades diferentes.

An apple a day keeps the doctor away!

Soja

É uma das leguminosas mais nutritivas e versáteis que existe, sendo uma boa fonte vegetal de proteínas, ferro e outros minerais, além de ser pobre em calorias e gorduras. Está comprovado que o consumo de soja previne algumas formas de cancro, nomeadamente o da mama, aumenta o colesterol bom no sangue (e, consequentemente, diminui o risco de doenças cardíacas), e, devido às isoflavonas que contém, combate os sintomas da menopausa e pode evitar a osteoporose. O seu consumo é muito indicado a mulheres que não podem ou não querem fazer reposição hormonal.






Tomate


Amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos da América do Sul, o tomate é muito recomendado pelos nutricionistas devido à sua riqueza em licopeno (em média de 3,31 miligramas em cada 100 gramas), vitaminas A e B, fósforo, potássio, ácido fólico, cálcio e frutose. O licopeno, o pigmento que lhe dá a sua cor característica, é, talvez, o seu valor mais importante e distintivo, já que é muito eficaz na prevenção do cancro da próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada, 8A por um trabalho tão empenhado. São dicas muito úteis que a maioria das pessoas julga saber mas é sempre bom rever. Bem hajam!